Como vender mais no final do ano? 7 dicas práticas para aumentar as vendas
Como vender mais no final do ano? 7 dicas práticas para aumentar as vendas
Como vender mais no final do ano? 7 dicas práticas para aumentar as vendas
Empresas de todos os setores sempre se veem diante de um grande desafio: o de como vender mais no final do ano.
É uma época ideal para bater metas, conquistar mais clientes e, claro, obter mais lucros. Porém, em tempos de crise, é importante ficar atento.
É preciso estudar o mercado e investir corretamente para encerrar o ano com mais capital em caixa. Assim, se você quer dar um gás para seu negócio antes que o ano acabe, este post foi feito pensando em você. Confira nossas 7 dicas poderosas
1. Crie promoções sob medida
Não existem apenas promoções de cortes nos preços. Um produto muito barato pode, ao invés de atrair, afastar alguns clientes que desconfiam da qualidade do produto devido ao baixo preço.
Dessa forma, para criar uma promoção de sucesso, é preciso conhecer bem sua margem de lucro e compreender o que seus clientes desejam, estabelecendo o quanto você pode reduzir do preço final sem sair no prejuízo.
2. Fique de olho no seu estoque
Final de ano é hora de encher os estoques, certo? Nem sempre. O importante aqui é o equilíbrio.
Evite estoques excessivos, incapazes de serem vendidos, ou estoques defasados para evitar a perda de vendas na época mais lucrativa do ano. Para tanto, considere promover seus produtos já estocados e compre apenas o que possui maior giro de venda.
3. Aproxime-se de seus fornecedores para diminuir custos
Nunca se esqueça: o desconto dado ao cliente começa com o desconto obtido com seus fornecedores.
Para maximizar suas vendas de final de ano, é importante ter um cadastro digital de todos os seus fornecedores
4. Mantenha seu negócio atraente
Para aumentar as vendas do Natal e final de ano é preciso ter vitrines renovadas, sites eficientes, campanhas de marketing afinadas. Otimize todos os espaços, físicos ou virtuais, de seu negócio pensando em atrair o olhar dos clientes. Dessa forma, pensamos em duas formas de estratégia:
- Lojas físicas: melhore a exposição de produtos e garanta a criação de setores temáticos, como sessões de promoções ou de novidades em destaque. Pense em caixas estratégicos para clientes com poucas compras, ou setores especiais de atendimento para compras maiores e mais detalhadas.
- Para lojas virtuais, crie sites responsivos. Considere a criação de hotsites (sites especiais para uma promoção) e landing pages (páginas dentro de sua loja virtual dedicadas a um produto ou serviço específico). Invista em mudanças de layout no seu site, baseando-se nas campanhas mensais.
5. Prepare seus funcionários
As vendas de final de ano exigem maior atenção e dedicação de todo o seu time de funcionários. Treine sua equipe para se sair bem nos dias de maior movimento e considere contratar mão de obra temporária para garantir o bom fluxo de atendimento.
6. Prepare-se para o pós-venda
Nas vendas de final de ano, a troca de produtos é tão importante quanto a venda inicial.
Embora não seja obrigatória por lei, esta é uma facilidade oferecida pela maioria dos comércios, especialmente em épocas como o Natal.
7. Pense na fidelização
Durante as vendas de final de ano, sua empresa receberá diversos clientes pela primeira vez. Eis a chance de causar uma boa impressão, garantindo que os novos consumidores retornem mais vezes.
Um bom plano de fidelização é baseado numa observação minuciosa sobre o comportamento de seus clientes. Crie, com a ajuda de um sistema de automação comercial, cadastros detalhados, especificando as demandas dos novos clientes e redobre a atenção sobre eles.
Muitas empresas investem ainda em cartões de fidelidade, programas de pontos ou descontos progressivos para reter sua nova clientela. Aqui, mais uma vez o uso dos chatbots pode fazer toda a diferença, respondendo dúvidas dos clientes de maneira automatizada e dinâmica.
Aproveite o final do ano para formar uma base sólida de novos clientes e começar o novo ano com mais consumidores em foco!
Dica bônus: fique de olho na concorrência
Nas vendas de final de ano, a concorrência fica ainda mais acirrada. Assim, não caia no erro de se fechar numa bolha e não prestar atenção ao que acontece no mercado ao redor.
Acompanhe de perto o que as empresas do mesmo ramo estão fazendo. Mas nada de copiar estratégias; o que vale aqui é compreender como o seu negócio se comporta quando comparado aos concorrentes. Pense como o seu cliente: compare preços, serviços, estrutura, logística e fortaleça os eventuais pontos fracos.